História

Bombeiros Voluntários de Caçador, hoje chamado de Associação de Serviços Sociais Voluntários de Caçador, é uma entidade sem fins lucrativos reconhecida como entidade de utilidade pública nas esferas federal (Portaria Federal n.º 336 de 02 de maio de 2.000), estadual (lei n.º 4759 de 30 de junho de 1.972) e municipal (Lei n.º 23/71 de 09 de novembro de 1971). Tem como objetivos a proteção e o salvamento dos bens materiais e, principalmente, da vida dos habitantes no município de Caçador - SC, em casos de calamidades públicas, incêndios e acidentes em geral, bem como, desenvolver atividades que visam a prática da prevenção de sinistros.

Foi fundado em 20 de fevereiro de 1971 a partir do idealismo de um grupo de cidadãos caçadorenses preocupados com a segurança pública do município. A reunião de fundação, que aconteceu no salão nobre da Prefeitura Municipal de Caçador, contou com a presença do então prefeito municipal Ardelino Grando e de outros abnegados cidadãos como: Erazine Freibergr, Alfieri Nicolau Freiberger, Elvide Zir, Armindo Bombassaro, Márcio Soares, Nivaldo Detroz, Guido Graeff, Taylor Tosetto, Renato Santi e Rogério Fernandes. No início as dificuldades eram muitas. Os trabalhos preliminares da corporação foram efetuados com abnegados esforços dos seus integrantes, pois não possuíam ainda uma sede própria e contavam com apenas uma viatura de propriedade da Prefeitura Municipal, que além de ser utilizada no combate a incêndios, também servia a toda a comunidade. Neste local a sede permaneceu durante cerca de três anos, período em que não faltou empenho e dedicação dos seus integrantes, cerca de 12 bombeiros voluntários, que não mediam esforços para o desenvolvimento da entidade.

Como resultado desses esforços, além da instalação da nova sede, situada em pavilhão cedido gratuitamente pela Empresa Fezer, onde permaneceu por cerca de um ano, e após num pavilhão, também cedido gratuitamente pela antiga Empresa Roveda e Cia Ltda, onde permaneceu por cerca de dez anos, a corporação adquiriu três viaturas próprias: um veículo Ford F-350 ano 1962, adquirida com recursos próprios, hoje desativada em função de seu desgaste pelo intenso uso; um veículo caminhão Dodge D-700 novo, adquirido com recursos advindos de doações efetuadas pela comunidade e um veículo caminhão GM/Chefrolet C-60, doada pela “CONDEC”. Por iniciativa do corpo diretivo e membros da corporação, apoiada pela Associação Comercial e Industrial de Caçador que se responsabilizou pelo angariamento dos recursos, foi construída pela empresa Unidas Indústria e Comércio de Refrigeração e Serralheria Ltda, a sede própria e definitiva sito a rua General Sampaio, 200, inaugurada em 30 de novembro de 1985. Após se estabelecer em sua sede própria, inicia-se um período de grande crescimento da entidade, com aquisição de novas viaturas, equipamentos e, principalmente, formação e preparação de novos bombeiros voluntários. Esta evolução foi possível graças ao empenho dos membros da entidade, respaldados pelo apoio recebido dos diversos órgãos e entidades públicas, privadas e de serviços deste município e dos governos Municipal e Estadual.

Primeira logomarca utilizada

Solenidade realizada em 1970

Primeiras viaturas utilizadas nos combates a incêndios

Dias atuais