Bombeiro Masculino e Feminino

Para atender as mais de 9 mil ocorrências anuais, os Bombeiros Voluntários de Caçador contam com um quadro humano de 100 Bombeiros Voluntários, masculinos e femininos que atuam igualmente nas ocorrências. Os bombeiros masculinos possuem um histórico desde a fundação, já o bombeiro feminino, tem uma história mais recente marcada por uma quebra de paradigmas e dúvidas que estavam presentes nos 34 anos de uma instituição onde atuavam somente homens. Assim, em meados do mês de julho de 2005, a Diretoria e o Comando, sentindo a necessidade de aumentar o quadro humano desta corporação e percebendo que a implantação de um corpo de bombeiros femininos seria útil principalmente nas atividades de Atendimento Pré-Hospitalar, decidiram abrir inscrições para a primeira turma de Bombeiros Voluntários Femininos. Para a seleção, compareceram em torno de 50 mulheres, sendo que destas foram selecionadas 30, as quais, em setembro de 2005 iniciaram o curso de Atendimento Pré-Hospitalar. Foram 30 dias de aulas teóricas e práticas e mais 40 horas de estágios práticos supervisionados nas Unidades de Suporte Básico (ambulâncias). Além disso, tiveram noções de combate a incêndios e resgate veicular. Ao final de 6 meses, no dia 20 de fevereiro de 2006, 27 mulheres formaram-se e efetivaram-se como Bombeiros Voluntários Femininos. Desde então, a Escola de Formação de Bombeiros Voluntários abre vagas para mulheres que tenham interesse em atuar como bombeiros nas áreas de Combate a Incêndio, Resgate Veicular e Atendimento Pré-Hospitalar, visando a inclusão social das mulheres em atividades que antes eram restritas aos homens e homens e mulheres trabalham lado a lado em prol da comunidade caçadorense.

Rua General Antônio Sampaio, 200 | Centro | Caçador | SC | 89500-000 | Brasil | Fone/Fax: 49 3563-0803
© 2017 Bombeiros Voluntários de Caçador - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Esplendore Comunicação