Prova Teórica de Combate a Incêndios da Escola de Formação 2017

08/08/2017 | CEI

Saiba o que fazer diante de uma emergência

Porque desmaiamos?

Quando o fluxo sanguíneo não consegue atingir e irrigar o cérebro da forma adequada, os neurônios ficam sem oxigênio e o corpo acaba perdendo suas capacidades cognitivas.

O que causa?

O desmaio ocorre por varias razões, que vai de um motivo simples a um motivo muito grave. A baixo uma lista de alguns motivos: Arritmias cardíacas, entupimento das artérias, pressão baixa, sangramentos, desidratada, hipoglicemia, derrames, infecções, epilepsia, emoções fortes, pancadas na cabeça, alcalose respiratórios. Entre outros fatores.

Sintomas:

Palidez, arrepios, suor frio, mal-estar e escurecimento da visão.

O que fazer?

Primeiro Passo: Acione o serviço de emergência pelo fone 192 SAMU ou 193 Bombeiros;

Segundo Passo: Deixe a vítima confortável, abra as suas vestes e deixe o ar circular fazendo a retirada de curiosos que atrapalham no atendimento. Mantenha cuidado com a sua cabeça. Evita movimenta-la, ela pode ter sofrido uma lesão na coluna quando sofreu a queda;

Terceiro Passo: Deite a vítima de barriga para cima, eleve as suas pernas para que a cabeça da vítima fique mais baixa que o corpo. Lembre-se de manter o cuidado com a sua cabeça;

Quarto Passo: Em caso de quedas verifique a presença de sangramentos na vítima;

O que não fazer!

• Não jogue água na vítima;
  • Não lhe ofereça nada para cheirar como álcool ou outras substancias;
  • Não sacudir a vítima, ela pode estar com lesões;
  • Não deixe a vítima sozinha, ela pode sofrer outra alteração e vir a cair novamente.
  • Não ofereça nada para beber ou comer!

Uma dica dos BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE CAÇADOR

22/02/2013 | Scopel

Cuidados com fogos de artifício

Muito cuidado ao manusear fogos de artifícios pois eles podem explodir em suas mãos, quando realizar estes procedimentos sempre faça em local seguro, longe de crianças principalmente, longe de fios elétricos e muito menos perto de sua casa, compre suportes adaptadores que engatam na ponta do foguete ou calce mais do que um em sua ponta, assim você não terá contato direto e irá se divertir. Lembre-se a melhor diversão pode ser a pior delas, use equipamentos de segurança ou a sua brincadeirinha pode custar caro, muito caro!

Temporais

- Se estiver fora de casa, abrigue-se em baixo de um edifício grande ou alguma loja que possa lhe cobrir, evitando contato com os raios.

- Nunca fique em baixo de árvores solitárias ou pedras isoladas de grande porte

- Não ande próximo a postes ou nem mesmo utilize telefones públicos

- Não fique dentro ou próximo a água

- Guarda-chuvas sempre isolados, quando só o metal, não usar!

Se estiver em casa:

- Desligue todas as tomadas e aparelhos elétricos

- Não utilize o telefone

- Afaste-se de janelas, fogões, fornos, objetos metálicos.

Pequenas iniciativas podem salvar a sua vida!

Queimaduras

As queimaduras são as causas de acidentes que mais acontecem principalmente nas cozinhas pelo fogo ou matérias quentes.

Existem As queimaduras leves (de 1º grau) se manifestam com vermelhidão, inchaço e dor.

Nas queimaduras (de 2º grau) a dor é mais intensa e normalmente aparecem bolhas ou umidade na região afetada.

Já nas queimaduras graves de 3º grau a pele se apresenta esbranquiçada ou carbonizada e há pouca ou nenhuma dor O que fazer Muitas pessoas colocam diversos produtos sobre o local da queimadura, isto não se faz! (pó de café, clara de ovo, pasta de dente e até margarina) estas substancias podem ocasionar infecções e complicar ainda mais a situação, então lembre-se, o melhor tratamento para queimaduras é tratar o local com água corrente e procurar um serviço médico especializado para resolver o seu problema.

Anterior | 1 | 2 | 3 | Próxima
Rua General Antônio Sampaio, 200 | Centro | Caçador | SC | 89500-000 | Brasil | Fone/Fax: 49 3563-0803
© 2017 Bombeiros Voluntários de Caçador - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Esplendore Comunicação