BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE CAÇADOR


 
 

Abertas Inscrições para a Escola de Bombeiros Voluntários 2018/2019.

ESTADO DE SANTA CATARINA

BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE SANTA CATARINA

CAÇADOR-SC

EDITAL N. 01/2018

 

 

O Comandante dos Bombeiros Voluntários de Caçador, no uso de suas atribuições legais, torna público pelo presente Edital e as normas para realização do processo seletivo para admissão no Curso de Formação de Bombeiros Voluntários do Bombeiro Voluntário - CFBV, na Cidade de Caçador/SC.

 

 

DA FINALIDADE

 

Este documento tem por finalidade estabelecer as normas e os procedimentos relativos ao processo seletivo de admissão e matrícula da turma do Curso de Formação de Bombeiros Voluntários do ano de 2018 para a cidade de Caçador/SC.

Para o ingresso no Curso de Formação de Bombeiros Voluntários o candidato deverá ser aprovado no Exame de Seleção (TAB - Teste de Aptidão de Bombeiro e Intelectual) que compreende de quatro etapas: prova escrita de conhecimentos gerais, teste de aptidão física, avaliação psicológica e Questionário de Investigação Social (QUIS).

 

 

DOS REQUISITOS

 

São requisitos obrigatórios para o ingresso no Curso de Formação de Bombeiros Voluntários:

- Ser brasileiro nato ou naturalizado;

- Ter no mínimo 18 (dezoito) anos de idade até a data da inscrição;

- Estar no gozo dos direitos civis;

- Estar em dia com as obrigações eleitorais;

- Estar em dia com as obrigações militares (para o sexo masculino);

- Ter concluído o ensino médio;

- Residir no Município de Caçador;

- Ter aptidão física comprovada por atestado médico;

- Conhecer e estar de acordo com as exigências do presente Edital.

 

 

DAS VAGAS

 

Aos candidatos aptos no Exame de Seleção (TAB - Teste de Aptidão de Bombeiro e Intelectual) serão oferecidas 30 (trinta) vagas para o curso de formação sendo 20 (vinte) para sexo masculino e 10 (dez) para sexo feminino.

 

 

DA INSCRIÇÃO

 

A inscrição será gratuita e deverá ser efetuada pessoalmente junto à Secretaria do Núcleo de Ensino dos Bombeiros Voluntários de Caçador, entre as datas de 27 de julho e 27 de agosto do ano corrente, na Rua General Antonio Sampaio, n. 200, Centro, Caçador/SC, na Central dos Bombeiros Voluntários de Caçador. O horário de atendimento para as inscrições será de segunda a sexta-feira das 8h às 18hs e aos sábados das 13:30h às 17:30hs.

 

Não será permitida inscrição condicional, por correspondência ou por procuração.

 

 

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSCRIÇÃO

 

Quando da inscrição o candidato deverá obrigatoriamente apresentar a seguinte documentação, sob pena de não ser realizada:

- Carteira de identidade original e uma fotocópia;

- CPF original e uma fotocópia;

- Título Eleitoral e comprovante original do último pleito eleitoral ano 2016 (de votação ou da justificativa), e, uma fotocópia ou declaração da Justiça Eleitoral original de que não possui pendências junto a este órgão;

- 01 foto 3 x 4 colorida (recente);

- Atestado de saúde física comprovada por atestado médico (apresentar original);

- Certificado de Conclusão do Ensino Médio original e uma fotocópia autenticada;

- Comprovante de residência original (água ou luz) e uma fotocópia;

- Certificado de reservista para os candidatos do sexo masculino original e uma fotocópia.

 

 

DO EXAME DE SELEÇÃO

 

O exame de seleção para o ingresso no Curso de Formação de Bombeiros Voluntários compreende a aprovação do candidato em quatro etapas distintas, obrigatórias e de caráter eliminatório, quais sejam: prova escrita de escolaridade, teste de aptidão física, avaliação psicológica e Questionário de Investigação Social - QUIS.

 

A prova escrita e o teste de aptidão física acontecerão no Núcleo de Ensino, Bombeiros Voluntários de Caçador sito à Rua General Antônio Sampaio, 200, Centro, Caçador/SC. Havendo necessidade de alteração do local das provas, os candidatos serão previamente comunicados.

 

A prova escrita de conhecimentos gerais acontecerá no dia 01 de setembro de 2018, das 8h às 10h e será constituída de 30 (trinta) questões objetivas e de múltipla escolha, acompanhada de redação.

 

O conteúdo da prova escrita, em nível de ensino médio, abrangerá questões de língua portuguesa, matemática, conhecimentos Gerais (História, Geografia e Atualidades), conhecimento sobre a história do Município de Caçador e conhecimento sobre história do Corpo de Bombeiros Voluntários de Caçador. A redação será solicitada com tema pertinente ao serviço de Bombeiro Voluntário.

 

O teste de aptidão física acontecerá no dia 01 de setembro de 2018, logo após a realização da prova escrita, ainda no período matutino. Para tanto, o candidato deverá se apresentar para as provas com roupas adequadas para atividades físicas.

 

Para o teste de aptidão física o candidato deverá realizar as atividades elencadas no Anexo I deste Edital.

 

A classificação do teste de aptidão física será conforme pontuação verificada pela equipe de avaliação do CFBV/Caçador e de acordo com as tabelas de padronização do Anexo I.

 

O Bombeiro Voluntário da equipe de avaliação e o professor responsável pelo Exame de Aptidão para Bombeiro coordenarão a aplicação dos exames e seus resultados, encaminhando estes para a coordenação do curso que farão sua publicação aos candidatos.

 

A terceira etapa do Teste de Seleção será a Avaliação Psicológica a ser realizada no dia 01 de setembro de 2018, a partir das 13h30min. por Psicólogo devidamente habilitado e contratado pelos Bombeiros Voluntários de Caçador para este fim.

 

A quarta etapa será o Questionário de Investigação Social, que será feito pela Comissão do Núcleo de Ensino e Alto Comando junto aos órgãos de polícia competentes.

 

A relação dos candidatos considerados aptos no Exame de Aptidão para Bombeiro será afixada no mural, junto ao Núcleo de Ensino e no site do Bombeiro Voluntário de Caçador (www.bombeirosdecacador.com.br) no dia 10 de setembro de 2018, a partir das 8h.

 

 

DA APROVAÇÃO E INCLUSÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO

 

O candidato será incluído no Curso de Formação de Bombeiro Voluntário de Caçador após ser considerado apto em todos os testes do Exame de Seleção, ser considerado apto na avaliação psicológica e apresentar todos os documentos exigidos.

 

Para os candidatos que obtiverem idêntica média na Prova Escrita e serem aprovados no Teste de Aptidão Física, o critério de desempate será o de idade (o mais antigo terá prioridade sobre o mais novo).

 

Será considerado inapto o candidato que não cumprir as condições deste Edital, não ser apto em qualquer das etapas dentro do número de vagas oferecidas, deixar de comparecer ou chegar atrasado a qualquer um dos exames.

 

 

DA MATRÍCULA NO CURSO DE FORMAÇÃO DE BOMBEIRO VOLUNTÁRIO

 

O candidato considerado apto nas provas de seleção será automaticamente matriculado no Curso de Formação de Bombeiros, exceto para o caso de o candidato estar apto e expressamente (por escrito) solicitar sua desistência, sendo esta vaga preenchida pelo próximo candidato apto da lista.

 

 

DO CURSO DE FORMAÇÃO

 

O Curso de Formação de Bombeiros Voluntários do Bombeiro Voluntário - CFBV terá início no dia 15/09/2018 (aula inaugural), das 13h às 19h, nas dependências da Corporação.

 

O candidato tem ciência desde a sua inscrição no teste seletivo de que não serão admitidas faltas durante o curso, devendo ser observado o cronograma do curso.

 

 

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

 

O candidato que no ato da inscrição prestar declarações falsas ou inexatas, e apresentar documentos adulterados, terá sua inscrição cancelada, bem como serão anulados todos os atos dela decorrente, podendo responder civil e criminalmente sobre seus atos.

 

A inscrição do candidato implicará no conhecimento e na expressa aceitação das condições estabelecidas neste Edital, nas normas legais e regulamentares pertinentes ao trabalho de Bombeiro Voluntário de Santa Catarina e das instruções específicas, razão pela qual não poderá alegar posterior desconhecimento.

 

Não será incluído no Curso de Formação de Bombeiro Voluntário de Caçador o candidato que deixar de apresentar toda a documentação exigida neste Edital, devendo a vaga ser preenchida pelo candidato imediatamente subsequente ao último colocado na classificação às vagas previstas no Edital.

 

Para dirimir qualquer controvérsia decorrente deste Edital fica eleito o foro da Comarca de Caçador.

 

Caçador, 26 de julho de 2018.

 

 

Anderson Caetano de Souza

Comandante dos Bombeiros Voluntários de Caçador

 

 

 

ANEXO I

 

Exercícios para Teste de Aptidão Física - TAF.

 

EXERCÍCIO

FEMININO

MASCULINO

CORRIDA 12 MINUTOS

Mínimo 1900 metros

Mínimo 2400 metros

ABDOMINAL REMADOR EM 1 MINUTO

Mínimo 20 repetições

Mínimo 30 repetições

BARRA FIXA

Mínimo 03 repetições

Mínimo 03 repetições

PROVA DE APOIO DE 4 TEMPOS – MEIO SUGADO - 1 MINUTO

Mínimo 11 repetições

Mínimo 16 repetições

 

 

CORRIDA 12 MINUTOS (AMBOS OS SEXOS)

Procedimento: Os procedimentos a serem adotados pelo candidato para execução correta da prova são: de pé, em posição de largada, em afastamento antero-posterior das pernas, estando o pé da frente alinhado com a linha de partida.

Execução: O percurso da prova será realizado no Parque Central, ruas ou estradas, garantida a segurança do candidato. Ao comando de “ATENÇÃO”, “PREPARA”, “JÁ” (execução), ou “ATENÇÃO”, seguido de um silvo breve de apito (execução) dado pelo avaliador, o candidato deverá percorrer a distância estipulada no tempo limite de 12 (doze) minutos.

Avaliação: Para o candidato avaliado ser considerado apto será exigido percorrer a distância mínima tabelada em 12 (doze) minutos.

 

 

ABDOMINAL - REMADOR - 1 MINUTO (AMBOS OS SEXOS)

Procedimento: Os procedimentos a serem adotados pelo candidato para execução correta da prova de abdominal – remador (1 minuto) são: estar deitado em decúbito dorsal, com as pernas unidas e os braços totalmente estendidos acima da cabeça, tocando o solo (Figura 1). Serão dados os comandos para iniciar e terminar a prova.

Execução: Flexionar, simultaneamente, o tronco e membros inferiores na atura dos quadris, lançando os braços estendidos à frente, de modo que as plantas dos pés se apoiem totalmente no solo e a linha dos cotovelos alcance, no mínimo, a linha dos joelhos (Figura 2); voltar à posição inicial, com as pernas e os braços estendidos, tocando o solo, completando desta forma, uma repetição.

Avaliação: O candidato deverá realizar, nestas condições, o maior número possível de repetições no tempo de 1 (um) minuto, respeitado o mínimo indicado na tabela acima para a aprovação.

 

BARRA FIXA

Procedimento: Os procedimentos a serem adotados pelo candidato para execução correta da prova de flexão de braço na barra fixa: a posição de pegada é pronada (palmas das mãos voltadas para a frente) e correspondente a distância lateral biacromial (dos ombros), os braços e as pernas devem estar estendidos, com o corpo na posição vertical, perdendo contato com o solo (Figura 3). Os comandos para iniciar e terminar a prova serão dados pelo avaliador.

Execução: Flexionar simultaneamente os braços até ultrapassar o queixo acima da barra horizontal. Retornar a Posição Inicial, pela extensão completa dos braços. Realizar, nestas condições, o maior número de flexões de braço, até o limite da resistência do candidato. O repouso é permitido, na posição inicial devendo o candidato ser avisado a respeito.

Avaliação: O candidato deverá realizar, nestas condições, o maior número possível de repetições, respeitado o mínimo indicado na tabela acima para a aprovação.

Observações: Os cotovelos devem estar em extensão total para o início do movimento de flexão. Não será permitido qualquer movimento de quadril, abdômen ou pernas, como auxilio para impulsionar o corpo para cima e muito menos tentativas de extensão da coluna cervical.

PROVA DE APOIO DE 4 TEMPOS – MEIO SUGADO - 1 MINUTO - (AMBOS OS SEXOS):

 

Procedimento: Os procedimentos a serem adotados pelo candidato para execução correta da prova de apoio de 4 tempos – meio sugado (1 minuto) são os das posições indicadas na Figura 4 abaixo. Os comandos para iniciar e terminar a prova serão dados pelo avaliador.

Execução: Realizar o flexionamento das pernas com os joelhos unidos, braços por fora das pernas, apoiando-se com as palmas das mãos no solo e braços estendidos. Após esse movimento estender simultaneamente as pernas, tomando a posição para flexão de braço. Voltar novamente a flexionar as pernas com os joelhos unidos. Em seguida, retornar a posição inicial, completando desta forma uma repetição. Realizar, nestas condições, o maior número de repetições possíveis no tempo de 1 (um) minuto.

Avaliação: O candidato deverá realizar, nestas condições, o maior número possível de repetições no tempo de 1 (um) minuto, respeitado o mínimo indicado na tabela acima para a aprovação.

 

 

 

Prof. EVELINE SEMKE MORAES - Bombeira Voluntária de Caçador

Educadora Física – CREF 3 014183-G/SC

Pós-Graduado em Educação Física Escolar – Dom Bosco

Pós-graduanda em Treinamento funcional, Ginástica Laboral e Pilates - UNIARP



Ver todas as Notícias>>


Bombeiros Voluntários de Caçador
Rua General Antônio Sampaio, 200 | Centro | Caçador | SC | 89500-166 | Brasil | Fone/Fax: 49 3563-0803
© 2018 Bombeiros Voluntários de Caçador - Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Esplendore